A Ford fechou o escritório que mantinha em Porto Alegre. A operação era na Avenida Carlos Gomes, onde ficava a equipe que atendia, por exemplo, as concessionárias da marca. A base de atendimento do Sul ficará em São Paulo. Além disso, alguns consultores farão visitas presenciais à rede de revendas.
Segundo nota da empresa enviada para a coluna Acerto de Contas, o objetivo é deixar o atendimento mais ágil. Fontes do setor, no entanto, afirmam que a medida também foi adotada em outras regionais da Ford no país para redução de custos.
“A Ford informa que, por uma decisão estratégica de aprimorar seu atendimento à rede de concessionários da região Sul, sua equipe comercial será transferida do escritório comercial de Porto Alegre para atuar fisicamente nas concessionárias. O objetivo é aumentar a flexibilidade de atuação de sua equipe comercial, que permanece inalterada. A ação visa também um atendimento personalizado e mais ágil para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.” - íntegra do posicionamento enviado pela empresa.
Assim como outras montadoras de veículos, a empresa tem feito uma reestruturação para redução de custos no mundo todo. Em maio, a Ford anunciou o fechamento de 7 mil empregos no mundo todo, o que ocorreria até este final de agosto. Na ocasião, a empresa informou que o objetivo era economizar US$ 60 bilhões por ano.
— A Ford está passando por um processo de reorganização que nos ajudará a criar uma força de trabalho mais dinâmica e mais poderosa à medida que nos tornamos mais adequados como empresa — disse a porta-voz da Ford, Marisa Bradley, quando o anúncio ocorreu em maio.
Anteriormente, a Ford também tinha anunciado o fim de sua produção de caminhões pesados no Brasil, a reestruturação de suas operações na Rússia, incluindo o fechamento de duas de suas fábricas no país, e o fim da produção de uma fábrica na França.
RS
A coluna procurou o Sindicato das Concessionárias de Veículos do Rio Grande do Sul (Sincodiv-RS) para saber o impacto nas operações no Estado. O conselheiro Marco Antônio Brenner, que trabalha com Ford na Brenner Veículos e Peças Ltda, contou que a empresa também informou às redes que o atendimento será feito por consultores presenciais e alguns profissionais ficarão em São Paulo.