João Miragem já foi professor de basquete, trabalhou na área financeira e atuou como presidente de agência de publicidade. Saiu da empresa e resolveu abrir uma pizzaria napolitana em 2016. Hoje, a Ciao já tem seis restaurantes em Porto Alegre, um em Canoas, outro em Gramado e mais um em Santa Maria. Comemora um crescimento de 30% no faturamento em 2018 e quer repetir o percentual em 2019, com a expansão por franquias.
Durante um painel mediado pela colunista, Miragem comentou como escolhe os funcionários:
— Alguém com quem eu tomaria uma cerveja.
A "técnica" chamou a atenção e a coluna resolveu aprofundar o assunto com o empresário. Miragem diz que prefere contratar um funcionário pela pessoa que é do que pela experiência ou treinamento. Conta que, em geral, a entrevista de seleção ocorre comendo pizza e até mesmo acontece de rolar chope ou cerveja.
— Queremos contratar gente boa, que gostaríamos de passar tempo junto, que dividimos a mesa de bar. Não é só alguém para trabalhar, mas para fechar a loja e fazer um churrasco.
Quando deu início à Ciao, João Miragem trabalhou de garçom, ficava no caixa, entregava a pizza. Orgulha-se de dizer que conhece 100% do negócio.
— Conseguimos treinar a pessoa para todo o trabalho sabendo do que estamos falando. Não vivemos de teoria — conclui o sócio da Ciao.
Aliás, aqui tem outra questão interessante. Só pode abrir uma franquia da Ciao o empreendedor que antes trabalhou na rede de pizzarias. Ouvindo Miragem contar sobre a gestão da empresa, conclui-se que o negócio todo é como um laboratório de inovação. E que tem dado certo, garante o empresário.
Saiba mais no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui: