Aluguel barato, locais funcionais e pouca burocracia. Essa é a aposta do empreendedor Marcelo Nunes Caetano com a rede de hospedagem que monta em Porto Alegre desde 2008, sempre de olho em estudantes e trabalhadores. Já são mais de 500 unidades da Housing, que vão de quartos com banheiro compartilhado até quitinetes.
— É um público que passa o dia na rua e quer um lugar funcional para dormir — conta ele, que trouxe a ideia da época em que morou na Inglaterra.
Desde 2014, no entanto, tem investido em estruturas montadas usando contêineres. Está com três unidades desse tipo e a mais recente fica na rua São Luís, com aluguel mensal que parte de R$ 690, dependendo do plano de meses. O detalhe é que o valor inclui custos com água, luz e também internet, além de os espaços serem mobiliados.
—É fácil para quem quer alugar. Precisa apenas comprovar que estuda ou trabalha. É o que chamo de moradia pré-paga — comenta o empresário Marcelo Caetano.
As outras operações da Housing com contêineres ficam no bairro Partenon. No total, somam 114 hospedagens. Em alguns casos, o aluguel mensal parte de R$ 440. Caetano explica que os prédios têm uma pegada sustentável.
— Uso contêineres marítimos, lã de garrafa pet para isolamento acústico, aproveito água da chuva e também opto por madeira de reflorestamento.
Contando todas as configurações de preços, a Housing tem 20 unidades espalhadas por Porto Alegre. Ficam, em especial, perto de universidades e em outros locais estratégicos.