Marca francesa de varejo de cosméticos, a Sephora fechará a loja do BarraShoppingSul, em Porto Alegre. A operação tinha sido inaugurada há apenas três anos. A unidade funcionará apenas até o próximo domingo (16).
A loja tem dez funcionários, que foram informados há pouco mais de um mês sobre a decisão da empresa. Eles serão demitidos. A justificativa apresentada pela marca na comunicação é que as vendas não justificam manter a operação aberta. A Sephora manterá apenas a unidade do shopping Iguatemi em Porto Alegre. Em nota, a empresa disse que a decisão faz parte de um plano estratégico de adequação à demanda da região.
Recentemente, o BarraShoppingSul informou estar investindo R$ 25 milhões na construção do que chama de "Baixo Barra". São operações novas na área interna e externa do shopping de Porto Alegre. Em especial, na área de gastronomia.
O BarraShoppingSul trocou 34 lojas em 2018 para melhorar os resultados. Dos 21 shoppings da Multiplan, foi o empreendimento com o pior desempenho, quando completou dez anos. Teve uma queda de 3,4% na receita de locação, para R$ 54,3 milhões, e de 4,1% nas vendas dos lojistas, para R$ 697 milhões. Relembre a coluna sobre o assunto: Shopping de Porto Alegre troca 34 lojas e diz que "para fazer omelete, tem que quebrar os ovos"
Procurado, o BarraShoppingSul não quis falar sobre a decisão da Sephora, disse que não foi informado pela empresa e que sabia por rumores. Enviou uma nota citando a abertura da Lindt, que a coluna já tinha noticiado, e outras novas operações, como SOUQ, LOS Mex, Casa do Pão de Queijo e BUH. As lojas Super Legal e Magazine Luiza serão ampliadas. Também está para abrir a You Play Clube, espaço de recreação para crianças.
Atualização: Após a publicação da posição do BarraShoppingSul a Sephora rebateu a afirmação do empreendimento. Disse que enviou o distrato oficial ao shopping ainda no dia 20 de maio, informando sobre o encerramento da operação. Procurado, o Barra ainda não se posicionou sobre esta informação.
Abaixo, trecho da nota inicial enviada pela Sephora para a coluna:
"A decisão faz parte do plano estratégico da rede francesa no Brasil, que foca na melhor adequação à demanda de cada região. Assim, a partir do dia 17 de junho, a multimarcas passa a concentrar sua operação na capital gaúcha no Shopping Iguatemi Porto Alegre, onde terá venda de MAC e disponibilizará marcas e linhas exclusivas, como Benefit, Laura Mercier, Tom Ford e Dior Backstage. O ponto de venda ainda reunirá experiências únicas com Dior Skincare Analyser e Makeup Mirror de Lancôme, mantendo a qualidade de atendimento e de portfólio da rede em um espaço completo e atrativo para o consumidor da cidade, com opções para todos os estilos e bolsos."