As vendas do comércio do Rio Grande do Sul tiveram um aumento de 2,1% em volume no primeiro trimestre de 2019, na comparação com o mesmo período de 2018. É sete vezes a média nacional, que teve avanço de apenas 0,3% de janeiro a março.
Disparado, o melhor desempenho vem das vendas de combustíveis e lubrificantes no Rio Grande do Sul. A alta foi de 14,5%. Em segundo lugar, aparece um aumento de 9,2% nas vendas de tecidos, vestuário e calçados.
Ao contrário aqui do Estado, a média nacional apontou um aumento muito pequeno na venda de combustíveis no período. o mesmo ocorreu no vestuário. Além disso, nacionalmente, foi muito maior a queda nas vendas do segmento de livros, jornais, revistas e papelaria do que aqui no Rio Grande do Sul.
A pesquisa é do IBGE e feita mensalmente. O resultado de março foi divulgado nesta quinta-feira (9). No mês, o crescimento das vendas do comércio gaúcho foi de 0,6% sobre fevereiro, o dobro da média nacional.
Considerando o varejo ampliado, o avanço é ainda maior, com alta de 1,4% em março e aumento de 3,6% no trimestre. Aqui, o IBGE inclui lojas de materiais de construção e veículos, sendo que é o último segmento que tem puxado o resultado positivo.