Após ter voltado ao Rio Grande do Sul em 2018 aos 110 anos, a Pernambucanas agora retorna a Porto Alegre e com força. Está abrindo uma loja na Rua dos Andradas, perto da Avenida Borges de Medeiros. O investimento foi de R$ 5 milhões e gerou cerca de 100 empregos diretos e indiretos. São mais de 1,5 mil metros quadrados.
A coluna Acerto de Contas conheceu a unidade, que será aberta ao público somente nesta quinta-feira (9), mas já tinha consumidores que param na frente da porta tentando ver a área interna e cadastrando contas digitais. CEO da rede de varejo, Sérgio Borriello enfatizou que é a primeira loja conceito da empresa no país, onde soma 350 operações. Depois, serão abertas outras unidades semelhantes somente no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.
Ser loja conceito na Pernambucanas representa oferecer diferenciais como telas para todos os lados e de todos os tamanhos. Os painéis mostram descontos, dão informações importantes para consumidores e oferecem serviços, como lista de casamento e a possibilidade de comprar produtos que não estão na loja. Também há um armário com espaços onde o consumidor poderá retirar o produto que adquiriu pela internet sem cobrança de frete, no mecanismo "compre e retire". A loja de Porto Alegre também será a primeira da rede a vender roupas de bebês e moda masculina jovem.
As peças de roupas usam o chip chamado da RFID. É discreto e pouco se percebe na etiqueta. A tecnologia, atualmente, exige um investimento de R$ 70 milhões a R$ 80 milhões de uma empresa.
Há ainda uma aposta forte no programa de fidelidade para cativar o cliente em um segmento de bastante concorrência. Os clientes prime têm benefícios. Entre eles, produtos mais com preços baixos quando têm uma etiqueta azul.
— O cliente aponta o celular para a etiqueta com o nosso aplicativo e enxerga um preço menor do que os demais consumidores — conta Borriello.
A marca Pernambucanas voltou ao Rio Grande do Sul abrindo uma loja no Passo Fundo Shopping em novembro do ano passado. As próximas operações devem ficar em Cachoeirinha e Uruguaiana. A ideia é fechar 2019 com oito unidades no Estado.
— E Porto Alegre tem espaço para mais lojas... — antecipa o CEO da empresa.
Ouça entrevista do CEO da Pernambucanas, Sérgio Borriello, para o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):
Peça publicitária fez sucesso na década de 60 e segue na memória dos consumidores: