Consumerista de carteirinha, a gaúcha Sophia Martini Vial foi reeleita presidente da Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil). Ela é diretora-executiva do Procon de Porto Alegre, mas está em licença maternidade.
O termo consumerista é usado para profissionais, advogados especialmente, que assumem uma postura mais favorável ao consumidor. Sophia mostra que é assim ao listar as bandeiras que levantará na presidência da entidade nacional de órgãos de defesa do consumidor pelos próximos dois anos.
Em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha), disse que está com planos de combater o assédio no crédito fornecido aos idosos. Cita falsas associações ou empresas que oferecem empréstimos de forma agressiva e incluindo produtos não solicitados.
— Agem de má-fé e o número de reclamações contra isso tem crescido em todos os Procons. Os idosos são parados na rua pelos chamados “pastinhas”. Acabam contratando algo que não queriam. Os vendedores chegam a incluir folhas no meio do contrato para serem assinadas. Estamos encaminhando denúncias ao Ministério Público e Polícia Civil.
A presidente diz também que a ProconsBrasil vai trabalhar pela aprovação no Congresso de um projeto de lei que trata do superendividamento. Entre os pontos da proposta, está a restrição para publicidade de crédito.
— Impede, por exemplo, publicidades como “crédito fácil para negativados” — conta Sophia Martini Vial.
A ideia é também trazer a negociação de dívidas para dentro dos Procons. Com isso, a intenção é fazer com que bancos renegociem mais as margens dos empréstimos para evitar o superentidivamento do tomador do crédito.
Saiba mais, ouvindo aqui o programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui: