O Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre fez uma pesquisa sobre o uso de redes sociais pelos empresários do setor na Capital. A amostra considerou 100 entrevistados de diversos segmentos, do vestuário a papelaria, passando por móveis e pet shop.
Os resultados foram enviados pelo Sindilojas POA para a coluna Acerto de Contas. Confira:
Você considera importante as redes sociais para os negócios?
Muito importantes 57,6%
Moderadamente imporantes 27,3%
São pouco importantes 10,1%
Não são importantes 5,1%
Observação: a importância cresce conforme aumenta o porte da empresa.
Sua empresa possui perfil nas redes sociais?
Sim 81%
Não 19%
Quais você mais usa?
Facebook 87,7%
Instagram 59,3%
Twitter 4,9%
Google+ 4,9%
YouTube 3,7%
Linkedin 1,2%
Quais os principais benefícios?
Divulgação da marca 84%
Aumentar as vendas e o número de clientes 60,5%
Engajar o público alvo 17,3%
Aumentar o tráfego de clientes no site 7,4%
Outro benefício 1,2%
Quais as principais dificuldades encontradas pela empresa nas redes sociais?
Manter frequência de publicação 33,3%
Monitorar os comentários sobre a marca 17,3%
Outra dificuldade 16%
Aumentar o alcance das publicações 9,9%
Manter o engajamento do público 7,4%
Resolver conflitos relacionados à imagem da marca 7,4%
Resolver questões ligada a fake news 1,2%
Adaptar-se às mudanças e atualizações das redes sociais 1,2%
A empresa investe na qualificação dos profissionais em redes sociais?
Sim 24,1%
Não 75,9%
Observação: os treinamentos são mais comuns, mas lojistas citam ainda palestras e cursos entre os investimentos.
Para que não está nas redes sociais, quais os motivos?
Falta de tempo para gerenciar redes 57,9%
Falta de conhecimento para gerenciar redes 31,6%
Falta de equipe suficiente para gerenciar redes 21,1%
Outro motivo 21,1%
Não considero importante 10,5%
Não percebo resultados 5,3%