A Associação Comercial de Porto Alegre está pedindo a exclusão da Federasul, a Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul. A coluna Acerto de Contas teve acesso à carta enviada pelo presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira, para Simone Leite, presidente da Federasul.
No texto, são citados inconvenientes ocorridos desde 2017 com o vice-presidente da associação Paulo Menzel em reuniões da federação. Não são dados detalhes do que ocorreu, apenas que foram solicitados áudio e ata da reunião, que não teriam sido fornecidos.
"Assim, Sra. Presidente, sendo a Associação Comercial de Porto Alegre fundadora dessa FEDERASUL e mantenedora da mesma até 2016, sente-se total e completamente desrespeitada perante a atual diretoria e, desta forma, como já havíamos nos manifestado na carta de 23.11.17, não podemos aceitar tal tratamento", diz o documento.
A coluna conversou com o presidente da Associação de Porto Alegre, Paulo Afonso Pereira, e com o vice-presidente, Paulo Menzel. Ambos confirmaram que há problemas e um desgaste entre as entidades, mas também não quiserem falar sobre os "inconvenientes" citados no documento.
— São coisas indevidas. Pedimos esclarecimentos e a Federasul foi omissa. Há um desgaste na relação — resumiu Paulo Afonso Pereira, presidente da Associação Comercial de Porto Alegre.
O documento termina informando a presidente da Federasul de que o pedido de exclusão do quadro de associados foi enviado ao Conselho Superior da ACPA. A Federasul também foi contatada para um posicionamento.
Em 2016, pela primeira vez em 88 anos, duas chapas concorreram à presidência da Federasul. Simone Leite foi eleita. Também foi quando houve uma separação administrativa entre as entidades, aprovada pelos associados. Ambas eram comandadas, até então, pelo mesmo presidente sempre.