O Pier X do Iguatemi, em Porto Alegre, foi fechado. O encerramento das atividades já era esperado, pois a operação foi uma "experiência" temporária. No varejo, costuma-se chamar de "pop up", que, no caso, durou mais do que o usual. O shopping Iguatemi avisa, no entanto, que os eventos já agendados para o local foram mantidos.
A operação foi inaugurada em 2017: Novo espaço de Porto Alegre, Pier X não é varejo, nem serviço ou indústria. O idealizador do projeto, Gustavo Schifino conversou com a coluna Acerto de Contas para avaliar o ano de funcionamento e disse:
— O Pier X foi uma loucura. Aprendemos muita coisa bacana - conta animado.
Guga, como é conhecido, fez uma ponderação muito interessante sobre a forma de compra. Na parceria com a 4all, era exigido que o cliente baixasse um aplicativo no celular.
— Pessoal tem muito problema de espaço nos celulares. Era "um tratado" convencer a galera a baixar o app, mas estamos trabalhando nisso para a próxima operação - contou Schifino.
Outro ponto era a resistência dos clientes em comprarem na loja e saírem sem as sacolas, já que o produto seria entregue em casa. O empresário conta que a venda não estourou, mas veio dentro do esperado, já que a expectativa era mesmo baixa. A surpresa, no entanto, veio da realização de eventos no Pier X. Havia de shows a aulas de ioga no local.
— Pessoal queria um lugar legal, transado e diferente. Pensei até em manter o Pier X para eventos, mas não queria me tornar um cara de eventos. Quero achar uma solução para o varejo do futuro. Sou um cara do comércio — disse Guga.
A novidade antecipada para a coluna Acerto de Contas é que o Pier X agora abrirá uma operação em São Paulo. Está sendo negociada a entrada de um sócio novo e os detalhes serão divulgados em breve.