Criada em 22 de janeiro de 1931, a Cooperativa Vinícola Garibaldi fechou 2018 comemorando crescimento de dois dígitos e colocando como meta para 2019 um avanço também de dois dígitos. Atingiu um faturamento de R$ 155 milhões, 16% acima do ano anterior e um recorde nos quase 88 anos da empresa.
A parte curiosa está no que provocou este crescimento. Em relação aos produtos, o destaque é o espumante. A bebida já representa 32% do faturamento total da cooperativa. É o carro-chefe da marca Garibaldi, seguido por sucos de uva, vinhos finos, filtrados e o complexo turístico.
Os principais mercados são Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Mas o mais interessante ainda são os locais para onde a marca mais elevou vendas em 2018: Mato Grosso (+57%), Pernambuco (+50%) e Santa Catarina (+37%).
- Nossa meta é trabalhar para encerrar 2019 com crescimento em torno de 20% no faturamento total - crava o presidente da Vinícola Garibaldi, Oscar Ló.
Os três rótulos mais comprados pelos brasileiros em 2018 foram os espumantes Garibaldi Moscatel e Garibaldi Vero Brut, além do suco de uva Garibaldi Integral. Localizado em Garibaldi, claro, o complexo enoturístico da empresa recebeu 128 mil pessoas no ano passado.
A cooperativa tem 400 famílias associadas, localizadas em 15 municípios da serra gaúcha. No portfólio, estão 70 produtos distribuídos em 12 marcas, que incluem opções orgânicas.