A cervejaria carioca Three Monkeys Beer foi eleita a melhor cerveja da Copa da Cerveja de Porto Alegre. A Cervejaria Portoalegrense, localizada no bairro Anchieta, foi a segunda melhor e a chilena Granizo foi a terceira mais bem avaliada pelos jurados do concurso. O corpo técnico ainda elegeu a argentina Juguetes Perdidos como a cervejaria do ano na competição.
Antecipada pela coluna Acerto de Contas, a Copa da Cerveja foi realizada no último final de semana. Foram quase 300 cervejarias e mais de 1,2 mil estilos artesanais inscritos. Ao todo, 15 estados brasileiros e amostras de cervejas do Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Colombia, Costa Rica e Estados Unidos fizeram parte da competição.
Entre as avaliadas com pontuação sufciente para medalhar, algumas gaúchas tiveram destaque. A Baita Bier, de Caxias do Sul, ganhou medalha de ouro na categoria British beer e a Cervejaria Farrapos, de Passo Fundo, levou prata na categoria North American Ales. A nova cerveja da Fruki, a Bellavista, estreou em concurso com medalha de bronze.
Segundo a produtora de eventos Matinê Cervejeira, o Rio Grande do Sul aumentou de 144 para 185 microcervejarias. A empresa consultou o Ministério da Agricultura, que confirmou que o Estado segue na liderança do país.
- Levando em conta que temos várias cervejarias chamadas de "ciganas", que ocupam o espaço ocioso destas fábricas, devemos ter pelo menos 400 marcas de cerveja no Rio Grande do Sul - projeta Diego Masiero, um dos organizadores do evento.
Na primeira edição da Copa, em 2017, foram avaliadas 691 amostras de cervejas. Desta vez, foram inscritas 1.217 e julgadas 1.193.
Vencedoras da Copa da Cerveja POA 2018:
Ouro:
Cervejaria: Three Monkeys Beer (Rio de Janeiro)
Cerveja: I'm Sour
Estilo: Catharina Sour
Prata:
Cervejaria: Cervejaria Portoalegrense
Cerveja: Rauchbier Portoalegrense
Estilo: Bamberg-style Bock Rauchbier
Bronze:
Cervejaria: Granizo (Chile)
Cerveja: Mote Chúcaro
Estilo: Wood- & Barrel-Aged Neers
Cervejaria do ano:
Cervejaria: Juguetes Perdidos (Argentina)