Foram lançados dois editais para adoção dos parques Germânia e Marechal Mascarenhas de Moraes, em Porto Alegre. As chamadas públicas devem ser publicadas pela Prefeitura de Porto Alegre no Diário Oficial do município ainda nesta quinta-feira (25), conforme antecipado para a coluna Acerto de Contas.
O parque Germânia fica entre as avenidas Túlio de Rose e Veríssimo de Amaral, no bairro Jardim Europa. A área supera 150 mil metros quadrados.
Já o parque Marechal Mascarenhas de Moraes fica entre as avenidas José Aloísio Filho e Palmira Gobbi, no bairro Humaitá. Tem área superior a 180 mil metros quadrados.
Para adoção do parque Germânia, os serviços obrigatórios incluem reposição e corte de grama, telamento das quadras esportivas, manutenção de mobiliários e recuperação de equipamentos de recreação infantil. O valor mínimo é de R$ 204.919,05 por ano.
Já o valor mínimo para adoção do parque Marechal Mascarenhas de Moraes é de R$ 180.160,06 por ano. A manutenção obrigatória inclui cortes e plantios de grama, colocação de saibro rosa, conserto dos bebedouros e repintura de diversos mobiliários.
O contrato terá prazo de doze meses e pode ser prorrogado por um período igual de tempo. Quem adotar o parque poderá instalar placas de sinalização visual, mas de natureza institucional e sem exploração comercial.
- As parcerias são uma solução para qualificar o cuidado com nossas áreas verdes. O adotante contribui para cidade, atrai pessoas para o parque, o que diminui também problemas de segurança, e constrói uma imagem positiva da sua marca junto aos cidadãos - salienta o secretário da Smams, Maurício Fernandes.
Interessados poderão apresentar propostas até 26 de novembro. Ganha quem oferece mais serviços. Os envelopes devem ser entregues na sede da Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), que fica na avenida Carlos Gomes, 2120 – Sala 317, em Porto Alegre. Mais informações pelo e-mail programa_adote@portoalegre.rs.gov.br.