Após ter anunciado IPO para 2018 e ter recuado, o Agibank oficializou a desistência de abrir capital, que seria iniciar a negociação de ações na bolsa de valores de São Paulo, a B3. O comunicado foi enviado para a Comissão de Valores Mobiliários pelo banco, que tem sede em Porto Alegre.
"(...) informa que, decorrente da expiração do prazo legal para a interrupção da análise do pedido de registro da oferta pública de distribuição primária e secundária de ações preferenciais de emissão do Banco ("Oferta"), apresentou pedido de desistência da Oferta", diz um trecho do comunicado ao mercado.
A empresa havia registrado na CVM pedido para a oferta inicial de ações. Ainda em maio, o Agibank encaminhou prospecto para a operação. Na época, se estimava movimentação de R$ 800 milhões.
De lá para cá, muita coisa mudou na economia, com greve dos caminhoneiros, incerteza nas eleições, disparada no dólar e, por consequência, oscilações no mercado financeiro. Além do Agibank, outras empresas desistiram do IPO. Entre elas, a Banrisul Cartões, subsidiária do Banrisul, que já tem ações negociadas em bolsa.
Ou, ao menos, adiaram. Tanto que o Agibank fala no comunicado sobre a possibilidade de iniciar novo processo de abertura de capital e que, caso isso ocorra, irá informar o mercado.