Tradicional ponto de comércio do Centro de Porto Alegre, o Hipo Fábricas será fechado. Avisos nas vitrines informam que o encerramento das atividades será já na próxima quarta-feira (18) .
Os rumores sobre o fechamento se arrastavam por anos. Em dezembro de 2016, o Acerto de Contas foi procurado por lojistas. Na época, no entanto, a direção do empreendimento negou o encerramento das atividades.
O centro comercial tem cerca de 70 lojas e fica na Rua Dr Flores. O Hipo Fábricas existe há 23 anos e pertence à família Maisonnave.
Há resistência de lojistas contra o fechamento. Foram notificados em junho de que teriam 30 dias para entregar o espaço porque a manutenção do local seria desativada. Assistente jurídico que representa 26 comerciantes, Carlos A. Santana conta que foram ajuizadas ações que pedem a manutenção do espaço ou a indenização dos pequenos empresários.
- A direção do Hipo disse para os lojistas que era um contrato de comodato, que é um empréstimo gratuito. Só que era cobrado um aluguel e, portanto, há responsabilidades do proprietário. São pequenos lojistas que, nesta crise, voltarão para as ruas - comenta Santana, do escritório Borba & Borba Advogados.
A coluna Acerto de Contas ligou para o Hipo Fábricas ainda no início da manhã desta sexta-feira (13) para perguntar o motivo do encerramento das atividades e pedir um posicionamento sobre a alegação de lojistas. Foi informada apenas que o fechamento está mantido. Tentou falar com a direção, mas a ligação não foi direcionada. Pediu, então, um retorno, o que não ocorreu até a publicação deste texto.