A taQi voltou para o jogo. Uma das marcas de varejo do Grupo Herval, de Dois Irmãos, se retraiu em 2017. Com a crise financeira e a revolução no varejo, a empresa tirou o ano passado para refazer o modelo.
— Ficamos na defesa, corrigindo falhas no processo e mexendo no mix de produtos — conta o vice-presidente do Grupo Herval, Germano Grings, que cuida da área de varejo e atacado.
Agora, em 2018, a marca voltou a buscar expansão, contou o executivo em visita à coluna Acerto de Contas. Cinco novas lojas estão no planejamento do ano. Uma delas foi inaugurada na semana passada na zona sul de Porto Alegre, já trazendo as apostas em tecnologia.
— Não importa se o cliente quer um saco de cimento ou uma chave de fenda, ele não precisa mais pegar fila e pode comprar no celular — fala Grings, entusiasmado.
Em maio, também será lançado um aplicativo da taQi, criado a partir da necessidade dos clientes de comprarem remotamente. O consumidor receberá no aplicativo o orçamento para sua obra. Se aprovar, paga e o pessoal pode buscar na loja os produtos. A pergunta da reunião da diretoria da empresa na última semana foi "O que o cliente quer?".
Canhão de investimento
A empresa vai investir R$ 30 milhões em 2018 na taQi. A marca receberá a maior fatia do aporte que o grupo separou para os próximos anos.
- Temos um canhão de investimento. Queremos crescer dois dígitos por ano e digo para a equipe que o primeiro número não pode ser um - fala o Grings, querendo dizer que o objetivo é expansão de mais de 20%.
Em ranking divulgado em 2017, o Grupo Herval apareceu como a terceira maior rede de varejo do Rio Grande do Sul. O critério era o faturamento das empresas.
Self service atendido
O vice-presidente do Grupo Herval conta que a empresa tentou ser totalmente de autosserviço, mas não deu certo. O cliente quer comprar uma mangueira mas não sabe qual. Compra o lustre, mas erra o tipo de lâmpada.
— O "do it yourself" (faça você mesmo) é bacana, mas optamos para um modelo que chamamos de “self service atendido”, ou seja, os produtos estão lá para o cliente testar e escolher, mas o vendedores ajudam sempre. Lembrando do valor do tempo para o cliente de hoje — detalhe o executivo.
Em análise
Nos planos para o futuro da taQi, é analisada a criação de lojas direcionadas para profissionais de construção. Precisaria de uma estrutura e equipe diferenciadas, além de mexer no mix de produtos e ter capacidade para entregar mercadorias em mais quantidade.
Ouça a entrevista de Germano Grings ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha: