Consumidores com mais de 60 anos são os que gastarão mais com o presente de Dia das Mães. O dado apareceu na pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, enviada em primeira mão para a coluna Acerto de Contas.
O ticket médio destes clientes é de R$ 250,73. Já a média geral entre todos os consumidores é de um gasto de R$ 192, que é 11% acima do valor do ano passado.
Com este potencial, a CDL chama a atenção para o que o público maduro mais gosta. Ainda segundo a pesquisa, eles valorizam o atendimento presencial de boa qualidade (63%), além do fácil acesso (48%). O preço aparece só em terceiro lugar, citado por 24%.
— Ou seja, ele quer ser bem atendido em um lugar onde ele se sinta bem. É esse público que mais valoriza uma vitrine bem decorada — resume o presidente da CDL, Alcides Debus.
Apesar de a internet não ser o principal meio de compra, é a maior fonte de informação do consumidor. Foi citada por mais de 70% dos entrevistados. Ainda conforme o levantamento, 55% se lembra do presente quando vê propaganda em TV, rádio e outdoor.
As vendas, segundo as projeções, devem chegar a R$ 183 milhões. O valor é 4% superior ao ano passado e significa aumento real já que a inflação está abaixo de 3% no acumulado de 12 meses.
A Vitamina Pesquisa entrevistou 300 homens e mulheres que moram em Porto Alegre. A pesquisa foi realizada na segunda quinzena de março.