Em três meses, a Ferragem Thony reduziu em R$ 100 mil as despesas com a compra dos produtos que ficam armazenados até a venda. A empresa atribui a economia ao uso do Info Hub, uma tecnologia de gestão de estoques criada pela CDL Porto Alegre.
A ferramenta é chamada James Tip. Baseia-se na análise e distinção do comportamento dos clientes. Com isso, classifica os produtos e tem precisão para apontar quais produtos devem ser combinados em promoções para elevar vendas.
— A tecnologia mudou a nossa forma de comprar. Antes, considerávamos o consumo médio, além do nosso "feeling" e do fornecedor. Agora, passamos a comprar as quantidades adequadas para atender o mês sem faltar mercadoria e ainda economizamos — ilustra Ricardo Oliveira, sócio-diretor da Ferragem Thony.
Gestor comercial da CDL Porto Alegre, Paulo Borba conta que a tecnologia foi criada considerando que as perdas no comércio ocorrem por duas questões. São elas: o excesso, quando se compra produtos em quantidade maior do que se vende, e a ruptura, quando o cliente busca algo que não está disponível na loja.