De quinta a sábado desta semana, um grupo de empreendedores terá diversas reuniões em Santana do Livramento. Querem acertar detalhes necessários para tirar do papel o projeto de um shopping de 40 mil m² no município.
É uma área enorme para um shopping. Para se ter uma ideia, o maior empreendimento no Rio Grande do Sul é o BarraShoppingSul, que tem 73 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) .
O empreendimento de Livramento ficaria na estrutura que era ocupada pelo frigorífico Swift Armour. A ideia é ter free shops brasileiros e também outras operações. É inspirado, inclusive, no projeto do Shopping Total, em Porto Alegre. E o projeto vai além. Trabalha com a possibilidade de ter hotel e cassino.
A coluna Acerto de Contas conversou com um dos investidores que, por enquanto, prefere não se identificar. Haverá uma reunião com empresários locais na Associação Comercial de Livramento. O prefeito, Ico Charopen, tem reuniões com os empreendedores também e espera anunciar mais informações ainda no sábado. Está otimista com uma onda de investimentos no município.
Com os free shops brasileiros praticamente saindo do papel, começam a andar projetos antigos de investimento na região da Fronteira. Uma cidade de destaque neste radar é Santana do Livramento. O município é forte candidato a receber a primeira loja franca brasileira.
— Seremos a capital brasileira dos free shops — diz o secretário Municipal de Desenvolvimento de Livramento, Calico Grisolia.
É esperada para 23 de abril a liberação do software para as lojas francas. A instrução normativa autorizando o funcionamento dos free shops brasileiros terrestres foi publicada em março.