Está marcado para esta quarta-feira (21) o anúncio das cidades que receberão as primeiras lojas da Havan no Rio Grande do Sul. A rede catarinense de varejo já disse que o Estado tem potencial para 50 operações.
Presidente da Havan, Luciano Hang confirma o anúncio, mas ainda não adianta quais são as cidades escolhidas. Afirma que alguns detalhes ainda estão sendo acertados e é melhor esperar. Diz apenas que a empresa vai anunciar os locais e depois comunicar os prefeitos.
Expectativa que o anúncio contemple duas lojas neste primeiro momento. Vários municípios se prontificaram e procuraram a empresa depois de a Havan ter voltado ao noticiário em janeiro. Entre eles, Livramento, Igrejinha, Passo Fundo e Caxias do Sul.
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade no início de fevereiro, o presidente da rede de varejo listou o que estava levando em conta para escolher o município. Luciano Hang disse também o que não exige:
Hang garante construir lojas de 5 mil metros em 60 dias, gerar 200 empregos por unidade e ressalta a importância de que aceitem a Estátua da Liberdade na frente das lojas, marca da rede catarinense. O Rio Grande do Sul voltou para o radar no plano de expansão anunciado pela empresa ainda em 2017.
A Havan também atua no mercado de energia. Tem projetos de R$ 400 milhões para construção de pequenas centrais hidrelétricas no Rio Grande do Sul. Luciano Hang reclamou que aguardava licenças há dez anos e espera agora uma liberação prévia.
Somando os investimentos em varejo e energia, a empresa projeta aplicar R$ 1,9 bilhão no Rio Grande do Sul. Ao anunciar o plano de expansão no ano passado, projetava ter lojas no Estado até 2022.