Quatro capitais brasileiras aparecem entre as cidades com maior demanda para compra de imóveis com apenas um dormitório. O levantamento é do ZAP, que também divulga mensalmente os índice de preços dos imóveis.
Neste ranking, Porto Alegre fica na primeira posição. Na Capital Gaúcha, 28% das pesquisas dos compradores buscam por estes imóveis compactos. Depois, aparecem Brasília (23%), Rio de Janeiro (17%) e São Paulo (16%).
No geral, tem aumentado a busca por imóveis menores nos últimos anos. O ZAP acredita que o motivo é a mudança do perfil familiar dos brasileiros. O tipo "casal sem filhos" ganha espaço.
— Mudanças como essa ilustram um novo momento para o mercado imobiliário. Já que a busca pelos microapartamentos tende a crescer e, também, a preferência pela locação, principalmente pelas pessoas cada vez mais interessadas em ter mobilidade — avalia o CEO do ZAP, Eduardo Schaeffer.
Ainda segundo o executivo, programas como o Minha Casa Minha Vida impulsionam a busca por imóveis compactos:
— Com área privativa menor, os valores totais desses empreendimentos acabam se enquadrando no programa — explica Schaeffer.