Com 22 lojas na Metade Sul do Estado, a Rede Peruzzo começou a instalar caixas sem atendente, chamados de self-checkout. Os primeiros terminais começaram a funcionar nesta segunda-feira em um supermercado da empresa em Bagé.
São seis novos equipamentos. Dois deles foram importados do Japão, aceitam dinheiro e devolvem o troco automaticamente.
Funcionarão assim: um fiscal fica no local observando os clientes, que passam as compras para leitura do código de barras, colocam os produtos na sacola e pagam com cartão ou dinheiro. Podem ser usados por consumidores com até 20 itens.
Coluna Acerto de Contas - Quanto investiram para adotar a tecnologia?
Vice-presidente do Grupo Peruzzo, Lindonor Peruzzo Junior - Entre projeto, hardware e software, passou de R$ 500 mil. O diferencial é aceitar dinheiro.
Coluna - Quando tomaram a decisão?
Peruzzo Jr - Tomamos a decisão no início do ano. Entendemos que é uma tendência a adesão aos self-checkouts. Existe a questão da inovação e vanguarda. Tínhamos um fluxo grande de clientes nessa loja e achamos que seria uma forma de agilizar o atendimento, principalmente nas compras expressas. Como essa loja tem esse perfil, foi a escolhida pra receber o investimento.
Coluna - Pretendem ampliar para outras lojas?
Peruzzo Jr - Caso o retorno seja positivo, a empresa planeja sim ampliar para as demais lojas da rede ou novas lojas que venhamos a abrir nos próximos anos.
Há sempre o receio de que a adoção de atendimentos assim leve a demissões. A empresa garante que os caixas tradicionais, operados por funcionários, seguirão atendendo.
O Peruzzo Supermercados tem 1,8 mil funcionários e fatura R$ 430 milhões ao ano. Atua em nove cidades.
Em Porto Alegre, uma rede de supermercados também instalou terminais no ano passado.