Porto Alegre deve movimentar mais de R$ 39 milhões na Black Friday 2017, que será em 24 de novembro. Já para o Rio Grande do Sul, o faturamento total previsto pela organizadora do evento é de R$ 108 milhões. Representa 5% das vendas nacionais, informou a organizadora do evento para a coluna Acerto de Contas.
O montante é previsto para as compras pela internet. A estimativa foi gerada a partir do histórico das edições anteriores e com base no tráfego do portal BlackFriday.com.br, idealizador da ação no Brasil.
Se confirmar a perspectiva, será uma venda recorde. O Black Friday tem origem nos Estados Unidos. A liquidação foi copiada pelo varejo brasileiro há alguns anos, mas aqui tem mais força no comércio online.
— Em outubro, o site já registrou um aumento de 37% no número de acessos. É possível se cadastrar para receber as promoções antecipadamente — afirma Ricardo Bove, diretor-geral do portal.
O site é do já conhecido Busca Descontos. A empresa promove outras datas, como Boxing Day e Cyber Monday, criadas para alavancar vendas. Desde 2010, o Busca Descontos faz parte do grupo europeu LeadMedia.