Um caminhão elétrico da Volkswagen será apresentado em Porto Alegre na semana que vem. Chamado de e-Delivery, o protótipo foi lançado em outubro.
O veículo poderá ser "visitado" no 35º Econtro Econômico Brasil-Alemanha, que ocorre de 12 a 14 de novembro, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Será trazido pela MAN Latin America, empresa de um grupo alemão e dona da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Gerente regional de vendas da MAN Latin America na Região Sul, o gaúcho George Ricardo Carloto explica que o caminhão elétrico ainda não está à venda. É um prótipo que será testado em 2018 na Ambev, em São Paulo. Deve chegar ao mercado para venda, inclusive o gaúcho, apenas em 2020.
— A engenharia é totalmente brasileira, desenvolvida no Rio de Janeiro. O motor elétrico é produzido pela Weg, em Santa Catarina — explica Carloto.
O executivo explica que ainda é um veículo caro de produzir. Quando for fabricado em escala, o preço tende a cair. Além disso, é preciso ter uma estrutura, o mercado precisa ser preparado.
— Não adianta vender e não ter onde abastecer ou uma rede mecânica adaptada — complementa o gerente.
Várias empresas têm interesse em testar. A autonomia é de até 200 quilômetros. Uma recarga parcial de 30% leva 15 minutos. Para carregar o e-Delivery totalmente, são necessárias três horas.