É triste, mas o Brasil está complicado para várias empresas. Uma delas é o Grupo Infoar, companhia gaúcha que tem como sua principal marca a WebContinental. A empresa está iniciando a importação de produtos da China. São eletrodomésticos que serão trazidos inteiros e finalizados para serem vendidos no mercado brasileiro com a marca Gallant. Segundo o presidente, Rogério Antoniazi, não tem em quantidade e nem preço para comprar os produtos de fabricação nacional.
— Em poucas horas, uma fábrica da China produz os 1 mil produtos do nosso pedido — conta o empresário.
Os primeiros 30 contêineres já chegaram e os executivos da Infoar estão na China para negociar as próximas cargas. A ideia é que a operação gere um faturamento de R$ 50 milhões para a empresa em 2018, com a venda de 80 mil produtos, de liquidificadores a geladeiras. Mas e a qualidade?
— Além do nosso escritório na China, temos inspetores que acompanham a produção em tempo real nas fábricas, que hoje têm maquinário melhor que antigamente. Sem falar que o Brasil não deixa trazermos um produto ruim — rebate Antoniazi.
Conversando com a coluna, o empresário fez um desabafo e contou que está pensando em transferir as fábricas para o Paraguai. A Infoar tem duas operações no Rio Grande do Sul, que ficam em Arroio do Meio e Pareci Novo. Já analisou os incentivos do país e destaca que o custo da energia elétrica cairia em 80%, um insumo essencial para o negócio. Projeta para 2018 um faturamento de R$ 400 milhões.
Ouça entrevista de Rogério Antoniazi ao programa Acerto de Contas, na Rádio Gaúcha: