Barbeiragem no trânsito tem preço! E pode ser alto. O alerta é do engenheiro mecânico Anderson de Paulo, professor de cursos de extensão no laboratório de Motores da PUCRS.
- Prestar atenção em alguns detalhes ao volante pode render uma boa economia na hora de levar seu carro para a revisão.
Veja alguns exemplos de erros na forma de dirigir o carro:
1 – Dirigir com o pé apoiado sobre o pedal do freio ou embreagem. Não faça isso! Gera um desgaste prematuro das sapatas e um superaquecimento das molas e acionadores. Pode reduzir a vida útil do equipamento em mais de 60% e diminui a capacidade de frenagem. Ou seja, você pode ficar sem freio!
2 – Forçar a direção hidráulica. Gire o volante até o limite e retorne “um pouquinho” assim você não fica forçando a bomba hidráulica. Se não, provoca vazamentos e consumo de fluido da direção, podendo causar até a falha do equipamento.
3 – Cuidado com buracos e com o meio fio da calçada. Sempre que possível, desvie dos buracos ou diminua a velocidade. Cuide ao estacionar próximo do meio fio. Se bater ali, estraga pneus e rodas e afeta toda a suspensão do carro! Acaba levando a trocas repentinas de amortecedores, buchas de suspensão e rolamentos.
===
Siga Giane Guerra no Facebook.