O Rio Grande do Sul é o segundo Estado com mais cervejarias no país. São 119 fabricantes. Fica atrás apenas de São Paulo, que tem 122 operações.
Ranking de cervejarias no Brasil:
1 - SP 122
2 - RS 119
3 - SC 73
4 - MG 72
5 - PR 66
6 - RJ 47
7 - GO 20
8 - PE 13
9 - ES 10
10 - MT 10
E o Brasil? Fica em terceiro no mundo, produzindo 140 bilhões de litros de cerveja ao ano. O país fica atrás apenas de China e Estados Unidos, mas na frente da Alemanha e da Rússia no ranking mundial.
Os dados são do Ministério da Agricultura, que apontam um crescimento contínuo na produção nos últimos 30 anos. O ano de 2014, no entanto, atingiu produção maior de cerveja do que o ano passado, último dado considerado no levantamento do MAPA.
Atualmente, estão registradas 610 cervejarias no Brasil, seis vezes o número de dez anos atrás. Somente em 2017, foram concedidos 91 novos registros de estabelecimentos produtores de cerveja.
"Com relação a produtos ao todo as cervejarias brasileiras possuem cerca de 7540 produtos (cervejas e chopes) registrados." - aponta estudo do MAPA.
Leia também
Porto Alegre terá primeira Copa da Cerveja no RS
Eleitas melhores marcas de festival de cerveja artesanal em Porto Alegre. Veja o resultado
Galeteria gaúcha planta radicci em São Paulo para novo restaurante
Franquia abre em Porto Alegre com programa de emagrecimento de R$ 900
O forte aumento é estimulado principalmente pelas chamadas microcervejarias ou artesanais. Apesar de não haver uma classificação legal, já existe até a Associação Brasileira das Cervejarias Artesanais.
As cervejarias concentram-se no Sul e Sudeste do país. As regiões têm 83% de todos os estabelecimentos do país. Segundo o ministério, é a forte influência da imigração europeia que trouxe o hábito de consumir cerveja como um dos traços culturais. Principalmente, alemães.