O Banco Central reforçou a opção por uma redução gradual no corte da taxa de juros Selic. Deixou a decisão clara na ata divulgada nesta terça-feira, detalhando a decisão da semana passada quando o Comitê de Política Monetária reduziu a Selic em 1 ponto percentual, para 8,25% ao ano.
Disse que há casos em que a antecipação dos cortes traz benefícios maiores. No entanto, o Copom julgou que um processo gradual facilita a comunicação e permite o acúmulo de mais evidências sobre o comportamento da economia.
"Os membros do Comitê voltaram a reiterar sua preferência por explicitar condicionalidades sobre a evolução da política monetária, o que melhor transmite a racionalidade econômica que guia suas decisões. Isso contribui para aumentar a transparência e melhorar a comunicação do Copom." - diz o documento.
O Banco Central iniciou o ciclo de redução dos juros em outubro de 2016. A próxima reunião do Copom está marcada para outubro. Por enquanto, mercado aposta em corte de 0,75 ponto percentual. Inflação segue baixa e retomada da economia ocorre lentamente. A ata do Copom segue enfatizando a importância do ajuste fiscal.
O relatório Focus dessa segunda-feira projetou Selic de 7% ao ano no fim de 2017. Gestora de fundos, a Quantitas projeta fim do ciclo de corte para fevereiro, quando o juro deve fechar em 6,5% ou até 6%.
Siga Giane Guerra no Facebook.