Após a vitória do Grêmio contra o Atlético Goianiense, Renato Portaluppi falou na entrevista coletiva sobre o seu futuro e a possibilidade de renovar o contrato ou deixar o clube no final da temporada. O técnico disse que "ainda vai sentar para conversar com o presidente". Além disso, revelou que pretende ouvir o que pensa a torcida antes de tomar qualquer decisão.
Nas conversas que tive com as partes envolvidas, a informação que recebi é que realmente não houve ainda uma reunião entre o presidente Alberto Guerra e Renato para efetivamente tratar de renovação ou saída do Grêmio. O que existe são avaliações internas das duas partes.
No Grêmio, é possível perceber entre alguns integrantes da direção uma ideia de final de ciclo, com necessidade de alteração na comissão técnica para 2025. Mas qualquer decisão terá de passar por Alberto Guerra e os integrantes do departamento de futebol.
O que foi combinado entre Grêmio e Renato é que a reunião para definir o futuro do técnico só acontecerá após o clube atingir o seu objetivo atual no Campeonato Brasileiro, que é ficar na Série A e conquistar vaga na Copa Sul-Americana.
É claro que pode já uma das partes ter decisão tomada. O colunista Pedro Ernesto Denardin, por exemplo, recebeu a informação de que o Grêmio não pretende renovar o contrato. Este é um assunto bastante discutido internamente no clube.
Da parte do técnico, ele mantém o foco em tentar terminar o Campeonato Brasileiro na melhor colocação possível para depois decidir o que vai fazer. Durante o ano, chegou a receber procura de outros clubes. Um deles foi o Corinthians. Mas sequer cogitou a possibilidade de sair.
Para o ano que vem, seu nome é comentado nos bastidores de Corinthians e Cruzeiro, se Ramón Diaz e Fernando Diniz não permanecerem nos cargos.
A notícia, de forma oficial, da definição da situação de Renato no Grêmio deverá surgir entre o final de novembro e o início de dezembro.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.