Com sete vitórias nos últimos nove jogos, o Juventude está fazendo uma espetacular campanha de recuperação na Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de ficar na zona do rebaixamento nas primeiras rodadas, hoje o time é 7º colocado, cinco pontos atrás do Novorizontino, que é o 4º colocado.
A reabilitação pode ser explicada pelo planejamento do executivo Júlio Rondinelli, que chegou em abril para montar o grupo para Série B, e do técnico Thiago Carpini, que já faz o seu segundo grande trabalho na temporada. A dupla estava no Água Santa, vice campeão paulista de 2023.
Desde que chegou no Juventude, Rondinelli promoveu uma reformulação. Trouxe jogadores como o meia-atacante Nenê, os laterais Reginaldo e Kelvyn e o zagueiro Romércio. Além disso, definiu as saídas de atletas que não estavam nos planos, como o centroavante Elton.
Todo este trabalho foi feito respeitando o limite financeiro. Hoje a folha de pagamento do grupo está na faixa de R$ 1,2 milhão por mês, que é um investimento inferior ao de muitos clubes que disputam a competição, como Sport, Vitória, Mirassol, Novorizontino e Ceará.
Uma contratação fundamental foi a de Nenê. Aos 41 anos, com passagens por clubes como Palmeiras, Santos, Mônaco, PSG, Vasco, São Paulo e Fluminense, ele trouxe a experiência necessária para o grupo:
- Em 2012 eu contratei o Cléber Santana para o Avaí. Em 2013 levei o Marquinhos, do Grêmio, também para o Avaí. Esses jogadores experientes tem uma capacidade enorme de agregar. Aqui no Juventude o Nenê está mostrando toda a sua qualidade, além de potencializar o futebol dos mais jovens. Está sendo importante na campanha da equipe - explicou Rondinelli, que teve participação fundamental na montagem do grupo do Água Santa, vice-campeão paulista de 2023.
E o clube ainda terá mais reforços para o restante da Série B. Na quarta-feira foram anunciados Kadi (volante), Luíz Gustavo (zagueiro), Tite (atacante) e Victor Andrade (atacante).
O próximo jogo do Juventude será no sábado (8), fora de casa contra o Ituano. Em caso de vitória, o time poderá colar no G-4 da Série B.