Acertado com a seleção uruguaia, Marcelo Bielsa será apresentado oficialmente como técnico do país na próxima quarta-feira (17), às 12h30min, em entrevista coletiva no Estádio Centenario. O evento é muito aguardado, pois o profissional, que comandou as seleções de Argentina e Chile e clubes como Olympique Marseille, da França, e Leeds United, da Inglaterra, será o responsável por dirigir a "Celeste" no ciclo para a Copa do Mundo de 2026.
Logo após a apresentação, a primeira convocação está marcada para 26 de maio. O Uruguai fará dois amistosos, contra Nicarágua, em 14 de junho, e Cuba, no dia 20 de junho, ambos no Centenario, em Montevidéu. A expectativa é saber se Bielsa convocará nomes históricos da seleção, como Suárez, ou se já fará o processo de renovação para o Mundial.
Outro nome observado é Felipe Carballo, volante do Grêmio, que foi convocado para os amistosos da seleção uruguaia em março, contra Coreia do Sul e Japão, pelo técnico interino Marcelo Broli.
Esta questão interessa diretamente o Grêmio. Se Suárez e Carballo forem convocados, Renato perderá os uruguaios por uma semana. A boa notícia é que o Campeonato Brasileiro terá uma pausa nos jogos neste período. Se eles foram chamados, poderão jogar contra o Flamengo no dia 11 de junho, no Maracanã, e terão de se apresentar em Montevidéu no dia seguinte.
O jogo contra Cuba está marcado para 20 de junho. A retomada do Brasileiro será no dia 21 de junho, com duelo entre Grêmio e América-MG, na Arena. O problema para Suárez e Carballo seria ter apenas um dia de recuperação.
Esta situação é acompanhada com atenção pela direção gremista, pois especialmente na posição de centroavante, não há um reserva para o uruguaio, já que André Henrique ainda está em processo de adaptação ao clube.
Confira o calendário da seleção do Uruguai e do Grêmio:
- 17/5 - Apresentação de Marcelo Bielsa como técnico do Uruguai
- 26/5 - Convocação da seleção uruguaia
- 11/6 - Flamengo x Grêmio
- 12/6 - Apresentação dos jogadores convocados em Montevidéu
- 14/6 - Uruguai x Nicarágua
- 20/6 - Uruguai x Cuba
- 21/6 - Grêmio x América-MG