A investigação que está em andamento na Espanha, que apura suposta irregularidade no pagamento de impostos da transferência de Arthur para o Barcelona em 2018, está fechando uma porta importante no mercado de vendas para o Grêmio.
Em janeiro de 2023, no último dia da janela de transferências, o clube gaúcho recebeu uma proposta oficial para negociar o atacante Ferreira com o Celta de Vigo. Após uma profunda avaliação, o Grêmio decidiu não concretizar a transação, pois provavelmente o valor seria retido pelas autoridades da Espanha.
A Agência Tributária espanhola entende que o clube gaúcho deveria ter pago impostos no país pela venda de Arthur, ainda na administração anterior do Grêmio. A multa pode chegar a R$ 35 milhões. Advogados da direção gremista tratam do caso, no Brasil e na Espanha.
Como o Grêmio precisa fazer uma venda expressiva em 2023, este é um problema, pois um mercado importante está se fechando. A não ser que apareça uma proposta alta, com um valor suficiente para pagar a multa e ainda sobrar dinheiro para o clube.