A vitória no Gre-Nal 438 deu ao Grêmio a garantia do mando não apenas da semifinal, mas também de uma possível final do Campeonato Gaúcho. Assim, o técnico Renato Portaluppi poderá se dar ao luxo de preservar seus titulares do confronto com o Ypiranga, pela última rodada da primeira fase. O jogo em Erechim será de oportunidade para os reservas e também para alguns garotos se mostrarem para o treinador.
Depois da folga dada por Renato aos jogadores após o triunfo no clássico, o Grêmio se reapresentou na terça-feira já com novidades no elenco. Os laterais Thomas Luciano e Zé Guilherme, o zagueiro João Ramos, os volantes Ronald e Mila, o meia Kauan Kelvin e os atacantes Zinho, Rubens e Pedro Clemente subiram do sub-20 para integrar o plantel principal. Todos eles ficaram fora da viagem para o Ceará — onde a equipe júnior tricolor venceu Fortaleza, pelo Brasileirão Sub-20, na quarta-feira — e devem ir para Erechim.
Ainda que a tendência é de que o time que inicie diante do Ypiranga tenha uma escalação parecida com a que empatou com o São Luiz, na oitava rodada, quando Renato Portaluppi também poupou titulares e usou o time reserva com jogadores experientes, alguns dos garotos devem entrar no decorrer da partida. Em Ijuí, o meia Kauan Kelvin e os atacantes Rubens e Zinho fizeram suas estreias como profissionais entrando no segundo tempo da partida.
Quem são os guris
Thomas Luciano, lateral-direito (21 anos)
Iniciou a temporada no elenco principal, mas desceu para o sub-20 depois das chegadas de Fábio e João Pedro. Por já ter completado 21 anos, ele não pode disputar o Brasileiro sub-20 e apenas treina com os garotos da categoria. É um lateral com um perfil mais marcador.
José Guilherme, lateral-esquerdo (17 anos)
Nascido em 2005, José Guilherme vai completar 18 anos no próximo dia 16. Ele disputou 13 partidas no Brasileirão sub-17 do ano passado, quando marcou um gol. É um lateral com característica ofensiva e que tem na batida da bola uma de suas virtudes.
João Ramos, zagueiro (20 anos)
Com 20 anos completados em janeiro, João Ramos é um zagueiro que se destaca pela imposição física. Ele disputou a Copa São Paulo neste ano, atuando os 90 minutos em cinco partidas do Grêmio. O defensor ainda marcou um gol na competição.
Mila, volante (20 anos)
Considerado o primeiro volante clássico, Mila é o jogador que costuma fazer a proteção na frente da área na equipe sub-20 enquanto Ronald tem maior liberdade para avançar. Nascido em 2003, ele completou 20 anos em janeiro.
Ronald, volante (20 anos)
O título do Sul-Americana Sub-20 com a seleção brasileira faz com que Ronald seja o jogador da base que desperta maior atenção de imprensa e torcida no momento. Volante, ele mostrou seu poder ofensivo ao fazer dois gols no torneio continental vencido pelo Brasil, em fevereiro.
Kauan Kelvin, meia (18 anos)
Nome conhecido da torcida pelas participações com destaque nas duas últimas edições da Copa SP, Kauan Kelvin é um meia que se destaca pelo jogo vertical e a chegada à área adversária. Ele anotou um gol na última Copa SP. Contra o São Luiz, entrou aos 40 do segundo tempo para fazer sua estreia como profissional.
Rubens, atacante (19 anos)
Outro que teve bom desempenho na Copa São Paulo, onde balançou as redes uma vez. Canhoto, ele atua preferencialmente pelo lado direito e tem como característica o drible para dentro. Contra o São Luiz, atuou por 18 minutos e recebeu o seguinte conceito na Cotação de GZH com a nota 6: Mostrou ousadia ao ir para cima dos marcadores pela direita. Até sofreu falta dura.
Zinho, atacante (19 anos)
Ao contrário de Rubens, Zinho é um atacante destro que atua preferencialmente pelo lado esquerdo na mesma ideia de fazer a jogada para dentro. Ele atuou em cinco partidas na Copa SP deste ano, tendo anotado um gol. Sua estreia profissional veio contra o São Luiz, quando atuou por oito minutos.
Pedro Clemente, centroavante (19 anos)
O típico centroavante que tem na força do corpo um ponto forte para proteger a bola e fazer pivôs. Foi o camisa 9 na disputa da Copa São Paulo, onde foi o artilheiro gremista com três gols, em cinco jogos. Como Suárez deve ser poupado, ele é a alternativa a Diego Souza, o atual centroavante reserva e que tem contrato até o meio do ano.