Depois do período vitorioso no Grêmio, Renato Portaluppi se tornou um dos técnicos mais desejados do futebol brasileiro. Antes de acertar com o Flamengo, recebeu três propostas de grandes clubes. As ofertas ocorreram em 2021. O curioso é que em 2022 estas equipes foram novamente ao mercado. Mas mudaram a postura.
ATLÉTICO-MG: procurou Renato no início de 2021, antes de acertar com Cuca. Na época, Renato preferiu ficar no Grêmio. No final do ano, Cuca saiu e a opção do Galo foi o argentino Antonio Mohamed.
CORINTHIANS: a proposta foi em maio de 2021. Renato não aceitou. Com Sylvinho demitido, a prioridade é trazer o português Luis Castro.
SANTOS: a oferta foi também em maio de 2021. Agora, após a saída de Fabio Cariile, o nome mais forte é o argentino Sebastian Beccacece.
Esta alteração no planejamento chama a atenção, pois a passagem pelo Flamengo aparentemente diminuiu a força de Renato no mercado. Antes, ele estava cotado para a Seleção Brasileira, o que agora não se fala mais. De qualquer maneira, pela sua competência, é importante o retorno rápido para um grande clube.