A passagem de Renato Portaluppi como técnico do Flamengo em 2021 provocou uma reviravolta na sua carreira. O aproveitamento de 72,8% foi bom, mas os títulos não vieram. Na Copa do Brasil, foi eliminado na semifinal pelo Athletico-PR, e na Libertadores foi superado pelo Palmeiras. No Campeonato Brasileiro, era vice-líder quando o clube carioca anunciou a sua saída.
O reflexo é que a carreira do técnico sofreu um revés. Ele já não é mais o nome favorito para ser o comandante da Seleção Brasileira após a Copa do Mundo de 2022. Além disso, Atlético-MG e Corinthians não tentaram a sua contratação para o início desta temporada. E justamente estes dois clubes apresentaram propostas por ele em 2021.
A impressão que fica é que o trabalho no Flamengo apagou tudo o que foi feito ao longo da sua carreira, especialmente no período vitorioso no Grêmio. E não deve ser assim.
Por isso, fica a expectativa pelo seu retorno ao mercado. Hoje, nos grandes clubes, a preferência é pelos técnicos estrangeiros. Mas Renato merece voltar logo em uma equipe importante do futebol brasileiro.