O chileno Jean Beausejour, 37 anos, está encerrando a carreira de jogador de futebol profissional. No seu currículo, 109 jogos pela seleção do Chile, duas Copas do Mundo e dois títulos da Copa América. Mas, antes disso, jogou a Série B pelo Grêmio em 2005.
Na época, foi uma contratação surpreendente. Ele não era muito conhecido, e chegou após uma passagem apagada pelo Servette, da Suíça. No Grêmio também não foi muito bem. Chegou a marcar um gol em uma parida contra o Marília, mas não se firmou com Mano Menezes. Não demorou muito para deixar o Olímpico.
Lembro que em 2010, na África do Sul, entrevistei Beausejour durante a Copa do Mundo. A conversa foi na zona mista do histórico estádio Loftus Versfeld, em Pretória, após o jogo do Chile contra a Espanha. Perguntei sobre a passagem pelo Grêmio, e ele reconheceu que não conseguiu jogar em alo nível. Chegou até a falar em voltar a jogar pelo clube em outro momento.
Mas isto não aconteceu. O lateral-esquerdo rodou por clubes como América-MEX, Wigan-ING, Birmingham City-ING, Colo-Colo-CHI e Universidad de Chile-CHI. Voltou a disputar outra Copa do Mundo em 2014. E marcou gols nos dois mundiais que disputou. Também foi titular nas duas finais em que o Chile conquistou títulos de Copa América.
O seu último clube foi o Coquimbo Unido-CHI. Agora, o ex-lateral do Grêmio vai pensar o que fazer. E não descarta continuar em alguma outra função dentro do futebol.