Aos 25 anos, o gaúcho Raphinha é um dos jogadores mais valorizados do futebol mundial. Titular da Seleção Brasileira e destaque do Leeds United-ING, ele está muito próximo de ser vendido na próxima janela da Europa, em janeiro de 2022. Após uma procura do Liverpool, a tendência é de negociação com o Bayern de Munique-ALE. O valor da venda é de 50 milhões de euros (R$ 320 milhões).
Quando uma negociação deste tamanho está perto de ser definida, os clubes formadores já começam a contar com o dinheiro do mecanismo de solidariedade da Fifa. Mas, neste caso, mesmo que Raphinha tenha sido criado na Restinga, ele não passou pela base da dupla Gre-Nal. Reprovado em testes de Grêmio e Inter, rodou pelo futebol de várzea até receber rápidas oportunidades no Audax e no Imbituba. Mas foi no Avaí que subiu para o profissional.
E é o clube da Ressacada, agora promovido à Série A, que vai levar a bolada pela formação do meia-atacante. Se tudo der certo, o Avaí deverá ficar com cerca de R$ 10 milhões, o que será fundamental para a próxima temporada.
Obviamente que o Leeds é o clube que mais vai faturar. Mas, depois disso, o Avaí está na fila.