A posição de Douglas Costa sobre o seu futuro no Grêmio está definida. Ele pretende permanecer no clube, mesmo em caso de rebaixamento para a Série B. Desta maneira, o meia-atacante só não fica na Arena se a direção gremista optar por sua saída.
A situação do jogador ainda será avaliada pelos dirigentes no final do ano, com a definição do que vai acontecer com o Grêmio. Se o rebaixamento for confirmado, uma negociação não é descartada. O alto custo financeiro do salário é uma preocupação com a redução de receita em caso de queda para a Série B. Mas, Douglas Costa não vai fazer nenhum movimento para sair. Pelo contrário. Ele quer ficar.
O salário do atleta é de R$ 800 mil mensais. Com as parcelas semestrais de luvas e bônus por produtividade, dependendo do número de partidas disputadas, o custo total pode chegar a R$ 1,6 milhão por mês. O contrato de empréstimo feito pela Juventus é válido por um ano (até maio de 2022), quando termina seu vínculo na Itália. Depois deste período, existe uma cláusula de renovação automática entre Grêmio e Douglas Costa até o final de 2023.