A luta contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro vai terminar no tapetão. E, por enquanto, esta disputa jurídica tem a participação do Grêmio, que entrou, juntamente com outros oito clubes, com uma Notícia de Infração contra o Sport, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pela suposta escalação irregular do zagueiro Pedro Henrique.
Se o time de Felipão reagir dentro de campo, a situação poderá ficar mais tranquila, sem a necessidade de acompanhar o andamento deste caso, que promete ser polêmico.
Mas se as vitórias não chegarem rapidamente, será preciso ficar atento ao que vai acontecer no STJD. O Sport tem mesma pontuação do Grêmio, e promete uma ação forte nos tribunais para não ser prejudicado.
A situação é a seguinte: Pedro Henrique disputou cinco jogos pelo Inter no Campeonato Brasileiro. O limite é a disputa de no máximo seis jogos na competição por um clube para ter a permissão para se transferir para outra equipe. Mas em dois jogos em que estava no banco de reservas, o zagueiro levou cartão amarelo. Depois disso, foi para o Sport, e atuou em quatro jogos no Brasileirão, e ficou na reserva em mais um.
E aí é que está a polêmica. Os clubes entendem que o Sport escalou o atleta de maneira irregular e tem que perder 17 pontos. O clube pernambucano se apega ao Regulamento Específico do Campeonato, e alega que o texto considera “atuação” o ato de iniciar uma partida ou entrar em campo no decorrer do confronto.
Agora o pedido dos nove clubes foi encaminhado para a Procuradoria da Justiça Desportiva, que vai fazer uma análise e decidir se fará ou não uma denúncia. Portanto, esta história ainda vai longe. É possível que aconteça um julgamento, com perda de pontos, recursos, reclamações e um caso que poderá ter o seu desfecho apenas após o final do Campeonato Brasileiro. Por isso, é importante para o Grêmio resolver o seu problema dentro de campo.