O meia-atacante sul-africano Ty Sandows, que teve passagem pelo Grêmio entre 2014 e 2017 é o novo reforço do Maritzburg United, da África do Sul. Após quase um ano afastado dos gramados, ele aceitou a proposta para jogar pela primeira vez em seu país, já que toda a sua carreira foi construída no Brasil.
Depois de atuar na base do São Paulo, Ty Sandows chegou para o time sub-20 do Grêmio em 2014. Em 2016, foi convocado para a Seleção da África do Sul para a Olimpíada do Rio de Janeiro. No primeiro jogo, enfrentou o Brasil de Neymar, Gabigol e Luan em um jogo que terminou empatado em 0x0.
Na volta, Ty Sandows chegou a receber oportunidades no grupo principal. Em 2017, disputou três jogos (contra São José e São Paulo, pelo Gauchão, e contra o Ceará, pela Primeira Liga). Naquele ano, o rendimento não empolgou, e ele deixou o Grêmio. Passou por Figueirense e Ponte Preta.
Agora, a oportunidade de retomada da carreira. O Maritzburg United é da cidade de Pietermaritzburg, que fica perto de Durban, que foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2010.
Aos 25 anos, e depois de surgir como grande promessa no Grêmio, Ty Sandows agora terá um recomeço no futebol.