O sorteio das oitavas de finais da Libertadores está marcado para a semana que vem, na sexta-feira (23), um dia após os jogos de Grêmio e Inter na última rodada da fase de grupos. Se tudo der certo, os dois clubes gaúchos estarão classificados. O Tricolor já está classificado.
Na quinta-feira, o Grêmio recebe o América de Cali, na Arena, e o Inter joga em Santiago, contra a Universidad Católica. A situação do grupo é a seguinte: Grêmio (10 pontos), Inter (8 pontos), América de Cali (5 pontos) e Universidad Católica (4 pontos).
O detalhe é que, além de garantir a classificação, será importante ficar em primeiro lugar. Isso porque no sorteio todos os primeiros colocados ficarão em um pote e todos os segundos colocados ficarão em outro.
E olhando a provável definição da situação de cada grupo fica claro o nível de dificuldade se for necessário enfrentar o primeiro ou o segundo colocado de algum grupo.
No momento, esta é a pontuação de cada chave faltando uma rodada para o término da fase de grupos:
Grupo A: 1° Flamengo (12 pontos) 2° Independiente del Valle (9 pontos)
Grupo B: 1° Palmeiras (13 pontos) 2° Guaraní (10 pontos)
Grupo C: 1° Athletico-PR (10 pontos) 2° Jorge Wiltermann (7 pontos) - Peñarol e Colo-Colo, com 6 pontos ainda seguem na briga
Grupo D: 1° LDU (12 pontos) 2° River Plate (10 pontos) - na última rodada o River recebe a LDU e pode terminar em primeiro lugar
Grupo E: 1° Grêmio (10 pontos) 2° Inter (8 pontos)
Grupo F: 1° Racing (12 pontos) 2° Nacional-URU (12 pontos)
Grupo G: 1° Santos (11 pontos) 2° Defensa y Justicia (6 pontos) - o Olimpia com 5 pontos segue na briga
Grupo H: 1° Boca Juniors (11 pontos) 2° Caracas (7 pontos) - o Libertad com 7 pontos ainda têm chances
Desta maneira, quem ficar em primeiro lugar, terá como possíveis adversários: Independiente del Valle, Guaraní, Jorge Wilstermann, River Plate ou LDU, Nacional ou Racing, Defensa y Justicia e Caracas.
Por outro lado, quem ficar em segundo lugar, provavelmente terá uma pedreira pela frente: Flamengo, Palmeiras, Athletico Paranaense, LDU ou River Plate, Racing ou Nacional, Santos e Boca Juniors.
Por isso, é extremamente importante ficar em primeiro lugar. No momento, a vantagem é do Grêmio. Mas será preciso provar dentro de campo. E tem outro detalhe: o sorteio poderá colocar equipes do mesmo grupo como adversárias. Isto significa que até Gre-Nal poderemos ter nas oitavas de finais da Libertadores.