Nos próximos dias, o processo eleitoral do Inter deverá ter algumas definições importantes. Uma das grandes dúvidas é saber quem será o candidato da situação na eleição que tem o primeiro turno marcado para 25 de novembro - o prazo para a inscrições de chapas vai até 24 de outubro.
O presidente Marcelo Medeiros vai iniciar os contatos e reuniões para tentar encontrar um candidato de consenso entre os cinco movimentos que formam a atual base política (Inter Grande, Academia Colorada, Convergência Colorada, Colorado eu Sou e Inter Maior).
O objetivo é manter os grupos unidos. Mas para isso é necessário achar um candidato de consenso. Entre as alternativas estão Alexandre Chaves Barcellos, João Patrício Herrmann e Alessandro Barcellos. Alexandre e João Patrício são vice-presidentes do Conselho de Gestão e Alessandro é vice-presidente de futebol.
Já o movimento O Povo do Clube também deverá apresentar candidato para a eleição. Outros grupos políticos avaliam a situação, e novos nomes podem surgir na corrida presidencial.
Se nenhum candidato atingir 85% dos votos no Conselho Deliberativo, a eleição vai para o segundo turno, em dezembro, com os votos dos associados do clube.