A confirmação de que o Grêmio vai treinar em Criciúma nos próximos dias é uma marca do que deverá ocorrer no futebol brasileiro em 2020. Vamos nos acostumar com times treinando, e principalmente jogando partidas fora das suas cidades. E isto poderá ocorrer com a dupla Gre-Nal.
Este é o planejamento que está sendo feito por federações e pela CBF. A avaliação é de que esta é a única maneira para conseguir a retomada do futebol. Os clubes que não tiverem condições de jogar nas suas cidades, por causa das restrições da pandemia do coronavírus, terão de achar outro lugar para atuar.
Para a volta do Gauchão, este é o plano da Federação Gaúcha de Futebol, concentrando em algumas cidades as três rodadas finais do segundo turno. Já a CBF quer iniciar o Campeonato Brasileiro em 9 de agosto. Quem não puder jogar em casa, vai entrar em campo em um estádio de outra cidade.
Para a CBF, se 7 ou 8 das 11 cidades com representantes na Série A autorizarem os jogos, será possível começar a competição. Se a situação não melhorar em Porto Alegre até o início do Campeonato Brasileiro, existe a possibilidade de Grêmio e Inter terem de jogar as suas partidas como mandantes em outro local.