A presença de Ronaldinho na Agrupación Especializada da Polícia Nacional do Paraguai mudou a história do presídio. Desde o domingo (8), eu bato ponto todos os dias lá e converso com guardas, funcionários, familiares de presos e vizinhos da região. Mesmo com insistentes pedidos, a entrada no local acabou não sendo permitida, mas foi possível ter acesso a muitas informações interessantes sobre a rotina do local.
O primeiro relato que recebo é que Ronaldinho está sendo muito bem tratado. É possível dizer que praticamente todos os presos e guardas já tem o seu autógrafo. Ele trata todos com simpatia, com sorriso no rosto e é visto como um ídolo.
Mas isto obviamente não significa que ele está feliz. Ao contrário. A indignação é enorme por entender que a prisão é injusta.
De qualquer maneira, ele leva a vida lá dentro da maneira que pode. Ronaldinho e Assis estão em um quarto separado dos demais presos, em uma ala com policiais que foram presos por corrupção. Vale lembrar que a Agrupación é um antigo quartel transformado em presídio para detentos especiais.
As visitas são liberadas, desde que se tenha a autorização dos irmãos Assis Moreira. No domingo (8), o ex-zagueiro Gamarra ficou um bom tempo conversando com os dois. Na quarta-feira (11) foi a vez do astro do futevôlei paraguaio Fernando Lugo ficar quase quatro horas batendo papo.
Mesmo que seja uma prisão teoricamente melhor, algumas dificuldades são evidentes. Não há banheiro privativo, Ronaldinho e Assis precisam utilizar o banheiro coletivo. Nesta época do ano, faz muito calor no Paraguai e a temperatura bate todos os dias em 40 graus. Desta maneira, eles aproveitam o maior tempo possível no pátio, embaixo das árvores. Uma das reclamações é a grande quantidade de mosquitos.
Por outro lado, é possível ter acesso aos alimentos trazidos por advogados. Ronaldinho e Assis são abastecidos diariamente com o que precisam. A curiosidade é que um dos presos virou o cozinheiro oficial, e prepara refeições em dois tonéis improvisamos em uma área ao ar livre. Em alguns dias, até churrasco foi feito.
Na segunda-feira (9), teve início na Agrupación um torneio interno de futsal. Ronaldinho recebeu insistentes pedidos para jogar, mas ficou apenas como espectador das partidas.
Nesta quinta-feira (12), a programação da noite já está definida e prevê Libertadores da América na tela. São dois aparelhos de televisão disponíveis para os presos. Como nos demais países da América do Sul o acordo dos direitos de transmissão é diferente do que foi feito no Brasil, o Gre-Nal será exibido em televisão fechada em um dos canais disponíveis para os detentos. Portanto, o clássico será acompanhado por Ronaldinho e Assis no Paraguai.