A queda de Mano Menezes no Palmeiras é um ingrediente a mais no processo de renovação de contrato de Renato com o Grêmio. Apesar do desejo do técnico e da direção para a permanência na Arena por mais uma temporada, o acerto ainda não foi totalmente definido, ainda que esteja bem encaminhado.
Com o Palmeiras buscando novo técnico, a preocupação sobre um eventual interesse em Renato é natural. Por isso, algumas informações são importantes. A primeira é que o clube paulista não procurou o técnico do Grêmio. Pelo menos, não por enquanto. Em São Paulo, o que se fala é que primeiro o objetivo é contratar o novo diretor-executivo para o lugar de Alexandre Mattos.
O nome de Thiago Scuro, do Bragantino, foi comentado, mas a ideia dele é continuar no projeto forte da Red Bull para 2020 na Série A do Campeonato Brasileiro. Paulo Pelaipe, ex-Grêmio, que foi campeão brasileiro e da Libertadores pelo Flamengo também foi especulado.
Após a definição do diretor, a ideia é buscar o técnico. Nos bastidores do Palmeiras, Jorge Sampaoli e Renato são vistos como nomes interessantes. Outra possibilidade é tentar um profissional no Exterior. Por enquanto, o auxiliar Andrey Lopes será o interino.
De qualquer maneira, no Grêmio existe confiança total na renovação de Renato. Após conversas com Romildo Bolzan, a questão agora será tratada pelo presidente, o diretor-executivo Klauss Câmara, em reuniões com o empresário Gerson Oldenburg, representante do técnico, e que acertou todas as renovações anteriores com o Grêmio. Os dois terão reuniões para acertar detalhes do contrato. Se a situação for resolvida rapidamente, elimina qualquer risco de assédio do Palmeiras.