Logo depois da vitória do Grêmio contra o São Paulo por 3 a 0, a assessoria de imprensa do Tricolor avisou que a coletiva de imprensa de Renato Portaluppi teria a participação do presidente Romildo Bolzan. A expectativa era que Romildo e o treinador anunciassem a renovação do técnico para o ano de 2020, mas não foi o que ocorreu.
— Ainda não significa isso, mas é o desejo do Grêmio e do Renato. Estamos aqui para fazer um balanço do ano. Garanto que teremos um time muito forte para 2020. Temos uma, duas semanas para definir este assunto (renovação do técnico) — disse o presidente.
Na sequência, Renato brincou e reforçou o que Romildo disse ao abrir a coletiva.
— Vou esperar o presidente me chamar para tomar um uísque. O mais importante é o que o presidente falou. Nosso objetivo se concretizou depois da vitória de hoje (domingo). Devemos isso ao nosso grupo. Quando banquei a nossa classificação, foi baseado na confiança que tenho no elenco. Converso bastante com o presidente e com a nossa diretoria, mas isso fica entre nós. Mais importante era a classificação direta, a partir de agora a gente pensa na renovação — afirmou.
Os dois aproveitaram para fazer um balanço do ano de 2019 e também para projetar a próxima temporada, que deve, afinal, ter Renato no comando técnico do clube pela quinta temporada consecutiva.
— Foi um ano maravilhoso. No primeiro semestre, ganhamos o Estadual. Na Copa do Brasil, deixamos escapar e foi decepcionante. Na Libertadores, faz parte, perdemos para um time superior. Poderíamos sim ter ganhado mais — salientou o treinador.
— Vamos ter mais um ano superavitário, pelo quarto ano seguido. Vamos manter a linha de gestão do clube, mas se tivermos de fazer arrojos para qualificar o elenco, podemos fazer. Nada nos leva para acomodação. Ano que vem terá que ser melhor. Vamos fazer de tudo para que seja melhor e mais ambicioso — completou o presidente tricolor.
Renato também despistou sobre contratações para o ano que vem.
— Daqui um pouco não tem mais ninguém no mercado. A gente tá se mexendo, não estamos de bobeira. Sempre com os pés no chão. Troca de ideias, uma lista aqui, é normal. Muita gente tem nos procurado. Todo mundo quer jogar no Grêmio. Essa estrutura, salários em dia. Precisamos valorizar o que temos aqui — falou Renato.