Com o título da Libertadores, o Flamengo está garantido em duas edições do Mundial. A primeira, agora em dezembro, no Catar, com possibilidade de enfrentar o Liverpool na final. O clube também tem vaga na edição de 2021, que será realizada na China, na supercompetição que a Fifa está preparando, com 24 clubes, e que será disputada de quatro em quatro anos.
A Conmebol ainda não confirmou oficialmente, mas os campeões da Libertadores de 2019 (Flamengo) e Copa Sul-Americana de 2019 (Independiente del Valle) estarão no Mundial de 2021. E o vice da Libertadores de 2019 (River Plate) também deverá ter vaga.
O critério de participação dos clubes da América do Sul será divulgado em breve, mas a ideia de levar os quatro campeões da Libertadores dos anos anteriores (2017, 2018, 2019 e 2020) ao Mundial de 2021, perdeu força e não deverá ser utilizada.
Assim, a chance para Grêmio e Inter conseguirem vaga no Mundial de 2021 é o título da Libertadores de 2020. O vice campeonato também poderá dar vaga. A outra possibilidade é, em caso de eliminação na fase de grupos da Libertadores, disputar e conquistar o título da Copa Sul-Americana de 2020.
Vale lembrar que o Grêmio já está garantido na Libertadores do ano que vem, e ainda busca a confirmação da vaga direta para a fase de grupos. Já o Inter precisa, nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, manter-se na zona de classificação para a Libertadores.