O Flamengo conquistou a Libertadores em um jogo histórico diante do River Plate, em Lima, na tarde deste sábado (23). Com isso, está garantido no Mundial de Clubes no mês que vem, no Catar. O clube carioca foi o sexto classificado — agora, só resta definir o campeão asiático, o que ocorrerá neste domingo, no jogo entre Urawa Red Diamonds e Al-Hilal.
Liverpool
O representante europeu será o inglês Liverpool, que quebrou uma hegemonia espanhola de seis anos na Europa. Na decisão da Liga dos Campeões, bateu o compatriota Tottenham. O time vermelho vai ao Mundial pela quarta vez em busca do seu primeiro título — perdeu as decisões em 1981 (Flamengo), 1984 (Independiente) e 2005 (São Paulo).
Espérance de Tunis
O representante africano será da Tunísia. O Espérance garantiu vaga ao vencer a Liga dos Campeões da CAF — na decisão, derrotou de forma polêmica o Wydad Casablanca, do Marrocos, com direito a abandono de jogo dos marroquinos em protesto a um gol anulado. O time tunisiano disputará o Mundial pela terceira vez — eliminado nas quartas de 2011, pelo Al-Sadd, e na mesma etapa ano passado, pelo Al-Ain.
Monterrey
Como é recorrente, o representante da Concacaf será mexicano. O Monterrey conquistou o direito ao vencer a Concachampions em cima do Tigres. O clube disputa o Mundial pela quarta vez e volta após seis anos. Em 2011, caiu nos pênaltis nas quartas para o Kashiwa Reysol. Em 2012, passou pelo Ulsan Hyundai, mas perdeu para o Chelsea na semifinal. Em 2013, voltou a cair nas quartas ao ser derrotado pelo Raja Casablanca — que venceria o Atlético-MG na semifinal.
Hienghène Sport
Pela primeira vez na história, um time da Nova Caledônia, um arquipélago politicamente ligado à França e com menos de 300 mil habitantes, representará a Oceania no Mundial. Depois de passar pelo Team Wellington, da Nova Zelândia, na semifinal, o Hienghène derrotou o compatriota Magenta na final da Liga dos Campeões da Oceania. Todos os jogadores do elenco são locais — e têm nacionalidade francesa.
Al-Sadd
Campeão da Stars League, equivalente ao campeonato nacional do Catar, o time do técnico Xavi será o representante do país-sede. O clube já participou do Mundial em 2011, na condição de campeão asiático — venceu o Espérance de Tunis nas quartas e acabou goleado pelo Barcelona na semifinal. Ficou com o terceiro lugar ao bater o Kashiwa Reysol nos pênaltis.
Flamengo
O clube carioca garantiu vaga no Mundial ao superar o River Plate na final da Libertadores — a primeira vez em que a competição se definiu em jogo único. O Flamengo foi campeão mundial em 1981 ao vencer o mesmo Liverpool que pode ser adversário novamente desta vez.
Campeão asiático
O último time do Mundial de Clubes será conhecido neste domingo. No Japão, o Urawa Red Diamonds encara o Al-Hilal. No jogo de ida, na Arábia Saudita, os donos da casa venceram por 1 a 0 e jogam pelo empate.