Gustavo Busatto, goleiro revelado pelo Grêmio, vive um grande momento na Bulgária. Atuando no CSKA Sofia, já soma quatro vitórias seguidas sem sofrer gols no campeonato local. Neste domingo (1º), o CSKA, onde também atua o ex-lateral do Inter, Geferson, enfrenta o líder Ludogorets.
Será oportunidade de Busatto confirmar a sua boa fase. O goleiro foi contratado em junho, através de uma parceria entre Bruno Junqueira, agente de Marcelo Grohe, e o ex-goleiro Galatto, que foi campeão búlgaro em 2010 pelo CSKA.
Assim que entrou no time, Busatto não saiu mais. Em 11 jogos, levou apenas três gols. E para se afirmar, ele conta com um treinamento diferenciado, algo novo no futebol. A comissão técnica do CSKA está utilizando um método com óculos especiais para os goleiros. De acordo com o site do clube, o equipamento é usado para treinamento das Forças Especiais dos EUA e equipes da NBA.
O objetivo é treinar a conexão entre o cérebro, os olhos e o corpo, com tecnologia de cristais líquidos. As lentes piscam entre transparentes e opacas. Desta forma, a percepção visual do ambiente é reduzida e o processamento sensorial das informações e das habilidades motoras é aprimorado. Para a coluna, Busatto explicou como funciona o treinamento:
— Eu nunca tinha trabalhado com nada parecido. O nosso preparador de goleiros fica controlando os óculos no celular. Aí ele bloqueia a visão de um dos olhos e no outro a tela fica piscando muito. A gente tem que se concentrar. E ele ainda troca a bola de futebol por uma de tênis. Mas é impressionante, porque depois você tira os óculos e parece que os movimentos acontecem em uma velocidade menor, fica mais fácil de defender.
Com este auxílio, Busatto vive boa fase na Bulgária. Aos 29 anos, o gaúcho de Arroio do Tigre tem vínculo até a metade de 2020 com o CSKA, com renovação por mais uma temporada estipulada em contrato. No Grêmio, o goleiro foi campeão brasileiro sub-20 em 2009, e teve passagens também por Icasa, Atlético Goianiense, Naútico, Sampaio Corrêa, Ituano e Podbeskidzie (POL).