A gaúcha Tatiele Silveira poderá ser campeã da Libertadores feminina nesta segunda-feira (28). Ela é técnica da Ferroviária, de Araraquara-SP, que disputará a final, em Quito, contra o Corinthians. Todos os jogos da competição estão sendo disputados no Equador. Nas semifinais, a Ferroviária eliminou o Cerro Porteño-PAR, e o Corinthians passou pelo América de Cali-COL.
Será a reedição da final do Campeonato Brasileiro deste ano, quando Tatiele já tinha entrado para a história ao se tornar a primeira mulher a ser campeã brasileira como técnica. Desde que o Brasileirão mudou de formato, em 2013, apenas homens haviam levado equipes ao título.
Tatiele iniciou no futebol como atleta do Inter, onde virou técnica das categorias de base. Nesta função, passou também pelo Grêmio e foi auxiliar da seleção brasileira sub-17. Em 2017, assumiu o time principal do Colorado. Conquistou um título gaúcho e chegou até as semifinais do Brasileiro da Série A-2. Em 2019, assumiu a Ferroviária.
Aos 39 anos, a treinadora poderá conquistar o segundo título de expressão na temporada. Um orgulho para o futebol gaúcho. A Libertadores feminina é uma aposta da Conmebol. Só falta um investimento maior. Quem levar o título, ganhará um prêmio de US$ 85 mil, o maior da história. Mas ainda muito pouco perto da Libertadores masculina, onde quem ganhar entre Flamengo e River Plate irá faturar US$ 12 milhões.
Ferroviária x Corinthians está marcado para às 21h30 desta segunda-feira, no Estádio Atahualpa.